Câmara de Boa Vista aprova criação de título para jornalistas em homenagem a Phelippe Daou
17/12/2025
(Foto: Reprodução) Phelippe Daou, fundador do Grupo Rede Amazônica
Rede Amazônica/Arquivo
A Câmara Municipal de Boa Vista aprovou nesta quarta-feira (17) um projeto que institui o título de Mérito Profissional Phelippe Daou, destinado a reconhecer jornalistas, comunicadores e profissionais da área de comunicação que se destacam pelo trabalho em prol da informação, da cultura e do desenvolvimento social em Roraima.
📺 A honraria leva o nome de Phelippe Daou, jornalista, advogado e empresário amazonense, fundador do Grupo Rede Amazônica, afiliada à Globo, presente em em cinco estados do Norte: Roraima, Amazonas, Acre, Amapá e Rondônia.
Daou é considerado um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da comunicação no Norte país. Ele morreu em dezembro de 2016 aos 86 anos. Em 1975, inaugurou a primeira emissora de televisão em Roraima. A matéria foi aprovada por 16 vereadores presentes na sessão.
A proposta de criar um título a comunicadores em homenagem a Phelippe Daou foi de autoria do vereador Genilson Costa (Republicanos), presidente da Câmara. A ideia é valorizar profissionais que contribuem para fortalecer a cidadania e a identidade roraimense por meio da comunicação.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 RR no WhatsApp
No texto do projeto de decreto legislativo, Genilson destacou que a iniciativa "perpetua a memória de um dos grandes nomes da comunicação amazônica e valoriza os profissionais que continuam seu legado em Boa Vista e em todo o Estado de Roraima".
Como será a entrega do título
🏆 A previsão é que o título Phelippe Daou seja entregue todos os anos pela Câmara Municipal de Boa Vista, após votação em plenário. Qualquer vereador pode indicar nomes, desde que apresente justificativa. A homenagem será feita em sessão solene e fará parte do calendário oficial do Legislativo.
Trajetória de Phelippe Daou
Veja a trajetória do jornalista Phelippe Daou, fundador da Rede Amazônica
Phelippe Daou nasceu em Manaus, em 15 de dezembro de 1928. Filho de José Nagib Daou e Nazira Chamma Daou, estudou na Escola Progresso e depois no Colégio Estadual do Amazonas, onde concluiu o ensino médio.
Ele se formou em Direito pela Faculdade de Direito do Amazonas. Ainda jovem, começou no jornalismo como repórter do Jornal do Comércio. Um ano depois, foi para a empresa Archer Pinto, dona de “O Jornal” e “Diário da Tarde”, onde ocupou várias funções na redação. Também trabalhou como redator na Rádio Rio Mar.
Em 1968, fundou a Amazonas Publicidade com Milton Cordeiro e Joaquim Margarido. A empresa deu origem à Amazonas Distribuidora Ltda. e à Rádio TV do Amazonas S.A., que inclui a Rede Amazônica de Televisão.
Phelippe Daou foi um dos defensores da Zona Franca de Manaus. Participou do Conselho Deliberativo da instituição e representou entidades como a Associação Amazonense de Imprensa e a Associação Comercial do Amazonas.
Viúvo de Magdalena Arce Daou, deixou dois filhos Phelippe Daou Jr. e Cláudia Daou Paixão e Silva, que hoje comandam o Grupo Rede Amazônica.
Votaram a favor do projeto os vereadores Adjalma Gonçalves (Podemos), Aline Rezende (PP), Bárbara Falcão (PP), Bruno Perez (MDB), Carol Dantas (PSD), Deyvid Carneiro (União Brasil), Insp. Daniel Mangabeira (PDT), Ítalo Otávio (Republicanos), Jeu Nunes (PDT), Marcelo Nunes (PDT), Pastora Carla (PP), Pr. Gill Rocha (Podemos), Professor Thiago Reis (PSD), Thiago Saraiva (PSD), Vavá do Thianguá (MDB) e Walkiria Ribeiro (Republicanos).
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.