Ex- vereadora é presa com quase 200 ampolas de remédio emagrecedor no aeroporto de Boa Vista
29/01/2026
(Foto: Reprodução) Mercado de canetas emagrecedoras ilegais explode e já movimenta R$ 600 milhões no Brasil
A ex-vereadora de Pacaraima Dila Santos foi presa em flagrante pela Polícia Federal no Aeroporto Internacional de Boa Vista. Ela transportava 197 ampolas de medicamentos de uso controlado, entre eles tirzepatida e substâncias anabolizantes, trazidos do Paraguai. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (29).
A prisão ocorreu na terça-feira (27) durante fiscalização de rotina, quando policiais identificaram irregularidades em quatro bagagens despachadas pela vereadora, que retornava de São Paulo (SP).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 RR no WhatsApp
Ao ser abordada, ela negou portar materiais proibidos, mas depois admitiu que transportava os itens sem nota fiscal ou prescrição médica. O g1 tenta contato com a defesa da vereadora.
Vereadora de Pacaraima, Dila Sanotos foi prela pela PF no aerorporto
Reprodução/Instagram e Arquivo pessoal
O material apreendido e a vereadora foram levados à sede da PF para os procedimentos legais. Ela foi encaminhada ao sistema prisional e vai responder pelo crime de contrabando de medicamento de uso controlado.
A tirzepatida é usada no tratamento do diabetes tipo 2 e é o principal princípio ativo de canetas emagrecedoras. No Brasil, a comercialização do medicamento depende de prescrição médica e de autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Em janeiro deste ano, a Anvisa determinou a apreensão e proibiu a fabricação, importação, comercialização, distribuição, propaganda e uso da tirzepatida das marcas Synedica e TG. Os produtos são conhecidos nas redes sociais como “canetas do Paraguai”.
LEIA TAMBÉM:
Anvisa proíbe venda de tirzepatida das marcas Synedica e TG e de retatrutida
Canetas emagrecedoras ilegais cruzam fronteira e expõem quem usa a riscos graves
Mulher fica internada em estado grave em BH após usar caneta emagrecedora do Paraguai vendida ilegalmente sem indicação médica
Ampolas foram apreendidas pela Polícia Federal no Aeroporto Internacional de Boa Vista.
Divulgação
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.