Governo troca comando da Secretaria de Justiça e pela 1ª vez mulher assume função em RR
22/05/2025
(Foto: Reprodução) Policial penal Michelly Viau Fernandes assume função no lugar de Hércules Pereira. Nova secretária de Justiça e Cidadania Michelly Viau Fernandes ao lado do governador Denarium
Secom/Divulgação
O governo trocou o comando da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) nesta quinta-feira (22) e pela primeira vez uma mulher assume a pasta: a policial penal Michelly Viau Fernandes. Ela substitui o secretário Hércules Pereira, que estava no posto desde desde abril de 2023. A Sejuc é a pasta responsável pelo sistema prisional de Roraima.
Michelly Fernandes, até então, estava como secretária-adjunta da Sejuc. Agora, sob o comando dela estão as seis unidade prisionais de Roraima, o que inclui a gestão do trabalho de 692 policiais penais em atividade e a custódia dos 3.289 detentos sob responsabilidade do estado. A Sejuc é responsável por:
Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, a maior unidade prisional de Roraima.
Cadeia Pública Masculina de Boa Vista;
Cadeia Pública Feminina de Boa Vista;
Centro de Progressão Penitenciária (CPP);
Casa do Albergado de Boa Vista;
Unidade Prisional de Rorainópolis.
A nova secretária titular da Sejuc é policial penal de carreira há 12 anos e formada em Direito pela Universidade Estadual de Roraima (UERR). Tem pós-graduações em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania; em Direito Penal e Processual Penal e Políticas Criminais e em Gestão Prisional.
"Estou assumindo a pasta a partir desta data e pronta para mais uma missão. Para mim é uma honra ser a primeira mulher à estar a frente da Sejuc. Ainda no primeiro semestre de 2025, está prevista a retomada de obras importantes no sistema para garantir o número de vagas, além da implementação de políticas importantes voltadas para o sistema penitenciário. Vamos continuar o bom trabalho que já realizamos e reforçar a ressocialização dos reeducandos e proporcionar uma nova vida longe do crime para esses homens e mulheres”, disse Michelly.
Ao longo da carreira como policial penal, Michelly atuou como diretora da Cadeia Pública Feminina, da Cadeia Pública Masculina de Boa Vista e do Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe), durante a intervenção federal no estado. Realizou o curso de intervenção prisional, além de inúmeros outros cursos operacionais.
"É uma honra poder nomear a primeira mulher à frente da Sejuc. A Michelly já era uma secretária adjunta com excelente atuação. Agora como titular ela vai somar ainda mais no trabalho que já desenvolvemos no sistema prisional. Outra grande novidade na nova gestão é que agora temos uma Sejuc comandada por dois servidores de carreira do órgão. Agradeço imensamente ao secretário Hércules pelo grande serviço prestado ao Estado e desejo muito sucesso nas novas empreitadas”, destacou o governador Antonio Denarium.
Ela também foi a primeira policial penal a assumir a Ouvidoria do sistema prisional e a primeira a assumir o cargo de secretária adjunta da Sejuc, desde janeiro de 2024.
Leia também:
Governador diz que demissões no alto escalão são 'naturais'
Governador de RR demite presidente do Detran, da Junta Comercial e secretário de Agricultura recém-nomeado
Esposa de secretário de Justiça de RR é vista usando carro oficial blindado para fazer compras em supermercado no final de semana
O agora ex-secretário de Justiça, Hércules Pereira, deixou a função após dois anos. Ele assumiu a função no lugar do agente André Fernandes. Além disso, Hércules tem mais de seis anos em cargos do alto escalão governo - ele ocupou, em 2019 e abril de 2023, o cargo de secretário adjunto da Sejuc.
Durante a gestão de Hércules, a esposa dele foi vista usando um carro oficial e blindado para fazer compras em um supermercado no bairro Caçari, região nobre da cidade. À época, ele disse que disse que estava doente e que ela teve de ir à farmácia comprar remédios e também ao supermercado.
Com essa mudança na Sejuc, somam ao menos 10 mudanças no alto escalão feitas este mês pelo governador.
Novo secretário-adjunto
Com a mudança de titularidade na Sjuc, o policial penal de carreira André Fraga Lima assume o posto de secretário-adjunto.
Lima ingressou na Polícia Penal em 2013, quando a denominação do cargo ainda era agente penitenciário. É graduado em Direito e já ocupou cargos de chefia de plantão no antigo Albergue e diretor fundador do CPP, da Cadeia Pública Masculina de Boa Vista e diretor do Desip.
O currículo do novo secretário-adjunto inclui os cursos de ações prisionais (Intervenção Prisional) ministrado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública/Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária e Inteligência Prisional, também do MJSP, por meio do Secretaria Nacional de Políticas Penais.