Justiça determina pagamento imediato a 75 funcionários da Clínica Renal de Roraima
10/11/2025
(Foto: Reprodução) Fachada da clinica Renal em Roraima
Caíque Rodrigues/g1 RR
A Justiça do Trabalho estabeleceu um prazo de 24 horas para que a Clínica Renal de Roraima pague os salários de 75 funcionários referentes a outubro de 2025. A decisão liminar foi assinada pelo juiz substituto Raimundo Paulino Cavalcante Filho, da 2ª Vara do Trabalho de Boa Vista, na manhã desta segunda-feira (10).
A ação foi movida pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Privados de Serviços de Saúde do Estado de Roraima (Simesp-RR), que representa os trabalhadores da clínica.
✅ Receba as notícias do g1 Roraima no WhatsApp
O governo de Roraima informou que não há atraso no repasse de valores à clínica. O g1 procurou a Clínica Renal de Roraima, mas não obteve resposta até a última atualização da reportagem.
Esta é a nona ação civil pública por salários atrasados que o Simesp-RR abriu contra a clínica em apenas dois anos. O valor da causa foi fixado em R$ 308,3 mil.
A presidente do Simesp-RR, Joana Gouveia Mendes, disse ao g1 que outubro foi o terceiro mês consecutivo em que foram registrados atrasos no pagamento da folha salarial. "Os funcionários já estão com receio sobre dezembro, pois há a segunda parcela do 13º e alguns sairão de férias. Eles estão inseguros sobre como ficarão", alertou Joana.
Em caso de descumprimento do prazo estabelecido pela Justiça para o pagamento, foi estabelecida a aplicação de uma multa diária de R$ 15 mil, que será revertida aos trabalhadores. Há também a possibilidade de bloqueio de créditos nas contas da empresa.
"Eles informaram que estavam esperando receber o repasse do governo do estado para pudessem fazer os pagamentos, só que enquanto isso, os juros das contas dos colaboradores estão atrasando", concluiu.
LEIA MAIS:
Justiça determina pagamento de salários atrasados de setembro a funcionários da Clínica Renal
Justiça determina pagamento de salários atrasados de junho a funcionários da Clínica Renal
Pacientes renais ficam sem atendimento após clínica fechar por falta de pagamento milionário do governo
Entre os funcionários que estão com os salários atrasados estão 55 profissionais de enfermagem, oito funcionários do setor administrativo, nove profissionais de limpeza e três de manutenção. Apesar dos atrasos, o atendimento na clínica seguiu normalmente em novembro.
Na decisão, o juiz Raimundo Paulino Cavalcante Filho considerou que o não pagamento dos salários fere direitos básicos dos empregados, que ficam sem recursos para subsistência e correm risco de sofrerem danos.
Ele também apontou para a recorrência de atrasos no pagamento da folha salarial por parte da empresa e citou outros quatro processos judiciais em tramitação por pagamentos pendentes, referentes aos meses de janeiro, julho, agosto e setembro deste ano. Foi determinado que Clínica Renal de Roraima seja notificada com urgência.
O que diz o Governo
Em nota, a Secretaria de Saúde (Sesau) do governo de Roraima afirmou que não há atraso no repasse de valores à Clínica Renal de Roraima, e que atualmente as notas estão sendo pagas dentro do prazo contratual.
A Sesau acrescentou que o contrato com a clínica é apenas para a prestação de serviços de hemodiálise. A contratação de funcionários, segundo a nota, é responsabilidade exclusiva da empresa.
Relembre o último atraso
Justiça determina pagamento de salários atrasados a funcionários da Clínica Renal
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.