Major aposentado da PM é preso pela PF em operação contra venda de armas para garimpo na Terra Yanomami
18/07/2025
(Foto: Reprodução) Major da PM, Ney Raimundo Alvarez Sampaio, foi preso em operaçãod a PF
Reprodução/Facebook e Divulgação/PF
Um major aposentado da Polícia Militar (PM), Ney Raimundo Alvarez Sampaio, de 66 anos, foi preso, em Boa Vista, em uma operação da Polícia Federal (PF) para combater a venda de armas e munições para o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami. Além do major, outro mandado de prisão e cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta sexta-feira (18).
✅ Receba as notícias do g1 Roraima no WhatsApp
Ney é o principal investigado. A prisão dele é preventiva e foi assinada pelo juiz Renato Pereira Albuquerque, da 2ª Vara Criminal da Justiça de Roraima. Durante a operação, um dos alvos foi preso em flagrante pela PF pelo crime de comércio ilegal de arma de fogo. Ao todo, foram três presos na operação.
Procurada pelo g1, a defesa de Ney Raimundo informou que o major não cometeu atos ilícitos e vai fazer o pedido de liberdade dele. Disse ainda que tomou conhecimento do inquérito após o cumprimento da prisão preventiva e esta "analisando as supostas provas carreadas durante o inquérito para avaliar se tais provas poderia ser suficiente para o delegado pedir a prisão preventiva".
Ney Raimundo Alvarez Sampaio é major aposentado da PM
Reprodução/Facebook
Batizada de Bellum Aurum, a operação tem o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida no abastecimento do garimpo ilegal.
As investigações apontaram que parte significativa do armamento negociado pelo grupo criminoso tinha como destino garimpos ilegais na Terra Yanomami.
As ações são desdobramentos da operação Munição Inflamável, deflagrada pela PF em março deste ano, que também teve como alvo o major aposentado.
Durante a apuração, foi verificado que além de armas de fogo e munições, os suspeitos também forneciam suporte logístico ao garimpo através da remessa de outros materiais, como combustível.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.