PF destrói avião usado em garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami
06/02/2026
(Foto: Reprodução) PF destrói avião usado em garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami
A Polícia Federal destruiu, nessa quinta-feira (5), um avião de pequeno porte em uma vicinal do município de Iracema, na região de Campos Novos, próximo à Terra Indígena Yanomami. Não há informações sobre prisões.
A ação é resultado de denúncias sobre a existência de uma pista de pouso clandestina, utilizada por aeronaves que abasteciam garimpos ilegais com insumos. A PF monitorou o local no início desta semana.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 RR no WhatsApp
Conforme apuração da Rede Amazônica, a PF já possuía informações sobre rotas de abastecimento aéreo e estruturas usadas para ocultar combustíveis empregados em máquinas de garimpo e aeronaves.
Ao identificar a pista e impedir a decolagem da aeronave, os agentes acionaram o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A Casa de Governo, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Força Nacional também participaram da ação.
PF destrói avião de pequeno porte em pista próxima a Terra Indígena Yanomami
Bruno Mancinelle / Casa de Governo
Terra Yanomami
Localizada no Amazonas e em Roraima, a Terra Indígena Yanomami tem quase 10 milhões de hectares. No território vivem mais de 31 mil indígenas, distribuídos em 370 comunidades.
O povo Yanomami se divide em seis subgrupos linguísticos da mesma família: Yanomam, Yanomamɨ, Sanöma, Ninam, Ỹaroamë e Yãnoma.
O território está em emergência de saúde desde janeiro de 2023, quando o governo federal, após a posse do presidente Lula (PT), iniciou ações para atender os indígenas, como o envio de profissionais de saúde e de cestas básicas, além do reforço das forças de segurança na região para frear o garimpo ilegal.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.