Referência no jornalismo, Luciano Abreu é reconhecido como 'Orgulho de Roraima'
18/09/2025
(Foto: Reprodução) Luciano Abreu é jornalista em Roraima
Caíque Rodrigues/g1 RR
Referência na comunicação, o jornalista Luciano Abreu recebeu a comenda "Orgulho de Roraima", uma das principais honrarias do estado. A homenagem foi entregue nesta quinta-feira (18) em sessão especial na Assembleia Legislativa do estado, em Boa Vista.
🏅 Agora, a honraria materializa em papel o reconhecimento da trajetória e do trabalho do jornalista: Luciano Abreu é orgulho de Roraima, referência na Amazônia e inspiração em todo o país.
Ao receber a comenda, ele destacou que o reconhecimento vai além da trajetória individual.
"É engraçado estar do outro lado. Agora, como entrevistado. Mas este é um momento de reconhecimento de muitos anos de trabalho. Ao mesmo tempo, não é apenas uma homenagem a mim, mas a todos que fazem o jornalismo da Rede Amazônica. Do repórter ao pessoal da limpeza, todos fazem parte dessa construção. É o reconhecimento de um trabalho coletivo", disse.
Luciano Abreu ao receber a comenda 'Orgulho de Roraima'
Caique Rodrigues/g1 RR
Luciano atualmente é apresentador do Jornal de Roraima 2ª edição, na Rede Amazônica Roraima, e do "Jornal da Manhã", na rádio CBN Boa Vista.
Entre tantos momentos vividos ao longo da carreira, Luciano destacou que a cobertura da pandemia foi a mais marcante e também a mais difícil. Ele relembrou as dificuldades logísticas e, sobretudo, o impacto humano.
"A cobertura da pandemia, para mim, foi muito emblemática. Foi longa e penosa, no sentido de tudo aquilo que a gente enfrentou. A gente sofreu muito, perdemos amigos e familiares ao longo desse processo. E ainda assim, poder contar histórias nesse contexto foi muito marcante", disse.
Segundo ele, a experiência ficará para sempre como referência de trabalho em equipe e compromisso com a informação.
"Acho que foi a cobertura que realmente pesou muito e que a gente vai levar como exemplo de força para fazer aquilo que temos que fazer, que é informar."
Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Roraima, onde também se formou em Jornalismo, Luciano tem 26 anos de profissão - 25 deles na Rede Amazônica.
O jornalista acumula outros prêmios e reconhecimentos nacionais e internacionais ao longo da carreira. Ele venceu o Prêmio Abraciclo de Jornalismo 2013, na categoria Polo Industrial de Manaus (PIM), com a reportagem “Motos Pim”. Em 2023, levou o Prêmio Sebrae de Jornalismo — Etapa estadual de Roraima, na categoria Jornalismo em Vídeo, com a reportagem “Encontro Ancestral”, pela Rede Amazônica Roraima. Também venceu a etapa estadual do mesmo prêmio em 2025 na categoria Rádio, pela CBN Boa Vista.
Luciano também integrou a equipe que concorreu ao Emmy Internacional pela cobertura da pandemia de Covid-19 em Manaus, um dos maiores reconhecimentos da televisão mundial.
A sessão especial foi proposta e presidida pela deputada Angela Águida Portella (PP) no plenário da Casa.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.