Vice planeja assumir governo de Roraima em abril de 2026
12/12/2025
(Foto: Reprodução) Vice-governador de Roraima fala sobre pacote de obras e candidatura
O vice-governador de Roraima, Edilson Damião (Republicanos), planeja assumir a chefia do Executivo estadual em abril de 2026, caso se confirme a candidatura do governador Antonio Denarium (PP) ao Senado.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 RR no WhatsApp
Em julho deste ano, Denarium disse em entrevista à Rádio CBN Boa Vista que iria se candidatar a Senador Federal nas próximas eleições. Nesse caso, o atual governador deixa a função e o vice assume.
"Se realmente se confirmar o afastamento e isso de fato ocorrer, o prazo constitucional para que aconteça é 4 de abril. Então, se for efetivado, nós assumimos o governo nessa data. Caso aconteça, estamos preparados para, digamos assim, receber o governo e dar continuidade ao trabalho realizado pelo Antonio Denarium", disse Edilson.
Vice-governador de Roraima, Edilson Damião (Republicanos)
Nalu Cardoso/g1 RR
Já em outubro, durante o anúncio de Denarium sobre a pré-candidatura, Damião também afirmou que pretende disputar o cargo de governador no pleito.
Denarium está à frente de Roraima desde dezembro de 2018, quando foi nomeado interventor federal pelo então presidente Michel Temer (MDB). À época, ele havia sido eleito pela primeira vez como governador. Em janeiro de 2019 tomou posse. Em 2022, se reelegeu para o segundo mandato ao lado de Damião.
Os anúncios das pré-candidaturas foram feitos no Palácio Senador Hélio Campos, sede do governo. Na ocasião, Denarium lançou o Programa de Avanço da Infraestrutura (PAI), que prevê R$ 1 bilhão em obras no estado. Damião comanda a Secretaria de Infraestrutura (Seinf).
Em entrevista à Rede Amazônica nesta sexta-feira (12), o secretário destacou as obras do aeroporto em Santa Maria do Boiaçu, o novo bloco no Hospital Geral de Roraima (HGR), e a construção de uma nova maternidade na zona Oeste da capital.
"Algumas dessas obras, as licitações já aconteceram; as ordens de serviço já começam a partir de janeiro. As outras, as ordens de serviço já estão acontecendo. Em algumas dessas obras, nós já temos uma tecnologia nova que a gente não tinha nos pacotes de obras lançados há cinco anos".
A previsão é que todas as obras sejam entregues no prazo de até 2027. Os recursos para as obras incluem repasses do governo federal e emendas parlamentares. De acordo com Denarium essas obras representam "o maior pacote de investimentos da história de Roraima".
Governador de Roraima diz que vai se candidatar ao Senado em 2026:
Governador de Roraima diz que vai se candidatar ao Senado em 2026
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.